sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Plano de curso/aula 3º Pedagogia - FAPI - Fund. Met. Alfabetização

CURSO: Pedagogia

DISCIPLINA: Fundamentos e Metodologia da Alfabetização


PROFESSOR: Profª Ma. Marta Ouchar de Brito

ANO LETIVO

2012

CARGA HORÁRIA

80

TURNO

NOTURNO

PERIODO 3º

SEMESTRE

TEÓRICA

60

PRÁTICA

20

TOTAL

80

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

- Articular as práticas de alfabetização com as concepções de linguagem e pedagógicas a elas correspondentes.

- Oportunizar a apropriação de conhecimentos sobre conceitos de alfabetização para desenvolvê-los na sua prática pedagógica;

- Elaborar planos de aula de acordo com as concepções de linguagem e com o paradigma pedagógico vigente.

EMENTA

Alfabetização e Letramento. Função Social da Escrita e da Leitura. Aprendizagem. Apropriação da língua escrita. Aprendizagem de leitura e escrita. Conteúdo e metodologia da leitura e escrita.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


Conceitos de Alfabetização e Letramentos. História da escrita e sua função social. Concepções de aprendizagem, leitura e escrita. Apropriação da escrita e da leitura: modelos. Métodos para o ensino de leitura e escrita. Planos de aula.

METODOLOGIA

1. Aulas expositivas e dialogadas, com utilização de textos e roteiros;

2. Trabalhos em grupos baseados em casos reais com elaboração de relatório de conclusões analíticas em plenário;

3. Utilização de recursos de vídeo, retroprojetor e projetor de imagens (quando estiver disponível);

5. Pesquisa bibliográfica extraclasse;

ESTRATÉGIAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Provas: as provas terão notas de zero a dez com peso sete. (As notas devem ser lançadas nos livros de chamada com a média já calculada. Ex: Nota da Prova 8,0 x Peso 8 = 6,4.

Trabalhos: os trabalhos terão notas de zero a dez com peso três. (As notas devem ser lançadas nos livros de chamada com a média já calculada. Ex: Nota do Trabalho 9,0 x Peso 2 = 1,8

Média Bimestral: deverá ser a soma da nota da prova e a nota do trabalho: 6,4 + 1,8 = 8,2 (sem arredondamentos)

Presença/Faltas

Igual ou superior a 75% de presença em sala de aula.

Para 4 aulas semanais: O acadêmico poderá ter 20 faltas.

Para 2 aulas semanais: O acadêmico poderá ter 10 faltas.

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES

DATA

AVALIAÇÃO
TEÓRICA

30/03/2012

1ª Prova Bimestral

13/04/2012

Prova de 2ª Chamada

22/06/2012

2ª Prova Bimestral

29/06/2012

Prova de 2ª Chamada

06/07/2012

Exame Final

Numero das

Aulas

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (TEÓRICO-PRÁTICAS)

DATA

QTDE DE AULAS

TEMA (Deve ser listado todos os conteúdos que o professor (a) irá abordar em cada aula)

ATIVIDADE (Deve ser listado que atividade o professor (a) passará a seus alunos ex: apresentação de trabalhos, trabalhos individuais ou em grupos, grupos de estudos, seminários, etc...

01

03/02/2012

04

Conceitos de alfabetização

Apresentação oral e escrita dos principais conceitos de alfabetização – discussão no grande grupo. Análise de texto de autoridade.

02

10/02/2012

04

Conceitos de letramento

Apresentação oral e escrita dos principais conceitos de letramento – discussão no grande grupo. Análise de texto de autoridade.

03

17/02/2012

04

Principais fatos da História da Escrita

Assistência de vídeo e elaboração de trabalho em equipe – 1ª parte

04

24/02/2012

04

A função social da Escrita

Assistência de vídeo e elaboração de trabalho em equipe – 2ª parte

05

02/03/2012

04

Seminário: A importância da escrita

Apresentação dos trabalhos em equipe, no formato seminário (peso 3)

06

09/03/2012

04

Concepções de aprendizagem

Leitura e interpretação de texto de autoridade. Discussão no grande grupo.

07

16/03/2012

04

Concepções de aprendizagem

Leitura e interpretação de texto de autoridade. Discussão no grande grupo.

08

23/03/2012

04

Pesquisa dirigida – concepções de aprendizagem

Pesquisa na biblioteca e na WEB sobre concepções de aprendizagem.

09

30/03/2012

04

AVALIAÇÃO BIMESTRAL AGENDADA

CONTEUDOS ABORDADOS NAS AULAS

10

13/04/2012

(2ª Chamada)

04

AVALIAÇÃO SEGUNDA CHAMADA

CONTEÚDOS ABORDADOS NAS AULAS

INICIO DO 2º BIMESTRE

11

20/04/2012

04

Leitura e Escrita: concepções e modelos

Assistência de filme e posterior discussão

12

27/04/2012

04

Concepções de aprendizagem de leitura e escrita

Organização de trabalho (pesquisa de campo) e fundamentação teórica sobre concepções de aprendizagem de leitura e escrita

13

04/05/2012

04

Concepções de aprendizagem de leitura e escrita

Apresentação dos dados coletados. Elaboração e apresentação de relatório final

14

11/05/2012

04

Concepções metodológicas para alfabetização e letramento

Leitura e análise de textos de autoridades.

15

18/05/2012

04

Plano de aula

Elaboração de planos de aula para aula simulada

16

25/05/2012

04

Aulas simuladas

Apresentação das aulas simuladas

17

01/06/2012

04

Produção de textos

Produção de textos para caderno pedagógico da turma

18

15/06/2012

04

Apresentação de trabalho final

Lançamento do caderno pedagógico de alfabetização da turma

19

22/06/2012

04

AVALIAÇÃO BIMESTRAL AGENDADA

CONTEÚDOS ABORDADOS NAS AULAS

20

29/06/2012

04

AVALIAÇÃO SEGUNDA CHAMADA

CONTEÚDOS ABORDADOS NAS AULAS

22

06/07/2012

04

EXAME FINAL

CONTEÚDO DE TODO O SEMESTRE

BIBLIOGRAFIA INDICADA

TIPO DA OBRA

(03) TÍTULOS DA BIBLIOGRAFIA BÁSICA

L

P

O

RAMOS, Rossana. 200 dias de leitura e escrita na escola. 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

x

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

x

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 2002.

x

(03) TÍTULOS DA BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

L

P

O

BAJARD, E. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2002.

x

MARCUSHI, Luis Antônio. Da fala para a escrita – atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

x

SOUZA, Solange Jobim. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas, SP: Papirus, 2002.

x

L = Livro P = Periódico O = Outros (CD-ROM, DVD etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário